Sobre o Natal, a festa e as crianças

05-12-2013 15:15

 

Saúdo a iniciativa do Município, de este ano levar a cabo a realização de uma festa de Natal de dimensões «ousadas», no intuito de envolver a comunidade local – e já agora, de arredores – chamando à participação/colaboração na organização do evento todas as associações e demais coletividades do concelho. É louvável o empenho e a vontade demonstradas no sucesso da iniciativa, mas sobretudo enalteço aquele que é o objetivo maior do certame: o de proporcionar às crianças quatro dias de pura festa, de diversão e de alegria. E não há intenção de maior nobreza do que esta, na medida em que todos sabemos – e diversas vezes o apregoamos – que o Natal é das crianças! E é imbuído deste espírito que o Município entendeu promover a ideia. Tanto mais que este ano nem sequer estava prevista a realização da tradicional festa de Natal na EB, o que me deixou algo triste por perceber – e compreender – que há uma manifesta falta de motivação, e até uma sensação de revolta pela maneira como os professores têm vindo a ser desconsiderados pela própria tutela. Quem, como eu, acompanhou de perto a vivência desta classe, sabe que as horas de dedicação e de trabalho vão muito além das que são «obrigatoriamente» dispensadas nas componentes letivas e não letivas, pelo que repudia a sobrecarga que se tem vindo a acentuar neste domínio, com a clara intenção de fechar vagas e colocações e, consequentemente, proporcionar desemprego. Depois, os cortes salariais, os cortes nos orçamentos das escolas, a falta de apoio financeiro que possibilite a realização de determinadas atividades, tudo somado acaba por se repercutir, quer queiramos quer não, na disponibilidade e empenho individuais.

De qualquer modo, e reportando-me de novo à festa que o concelho vai abraçar, aproveito deste já a oportunidade para felicitar o Município pela iniciativa pró-comunidade. Que venham mais destas. A APAVEB, chamada como as demais organizações locais a colaborar, vai promover uma venda de cacau e bolos após uma caminhada com gorros de Natal que, à partida, terá lugar na 6.a feira dia 13 de dezembro. Visto que os carrosséis serão a única atração que é paga, o que a associação de pais angariar reverterá exclusivamente para ajudar a custear as despesas que iremos assumir com uma “volta” (de carrossel) que queremos oferecer às crianças dos jardins de infância e do 1.º ciclo – cerca de trezentas (!!) – e que, em escala e através dos respetivos estabelecimentos escolares, irão visitar e usufruir do espaço destinado ao evento nos dias 12 e 13. Além desta parte, vamos também avançar junto dos pais e encarregados de educação com uma ação de recolha de brinquedos, roupas e calçado que já não utilizem, no âmbito de uma iniciativa de solidariedade que, inevitavelmente, também cabe no evento, para fazer chegar, via instituições socias da área (CERCI e Santa Casa), aos mais desfavorecidos e carenciados.

Envolvidos no espírito natalício e considerando, afinal, que é disto que este artigo trata, a APAVEB aproveita a oportunidade para, desde já, desejar a todos os seus associados, amigos e comunidade em geral um Santo e Feliz Natal!!