APAVEB: Quem queremos ser

A resposta é clara e objectiva: queremos ser o elo de ligação entre os alunos do Agrupamento e os seus respectivos órgãos. Queremos assumir uma postura activa no seio da comunidade escolar que vá de encontro aos justos e legítimos interesses educativos dos nossos filhos e educandos. Queremos ter voz audível por via da representação na definição da política educativa a seguir pelo agrupamento. Queremos convergir na assumpção de objectivos que promovam o bem-estar de todos os intervenientes na realidade escolar, prestando apoio à resolução de potenciais problemas que envolvam os nossos filhos e educandos, colaborando em actividades conjuntas com a estrutura orgânica do agrupamento em prole dos alunos e desenvolvendo iniciativas de carácter lúdico-pedagógico para seu benefício.

 

Criámos a Associação a partir da vontade expressa por alguns pais e encarregados de educação e, aos poucos, temos vindo a crescer. Mas precisamos de mais. Contamos com todos os que se interessam pela questão educativa, por todos os que demonstram preocupação e empenho na prossecução de um ambiente salutar que desejamos ser caracterizador do espaço diário no qual se inserem os nossos filhos e educandos. De um modo particular, esperamos por aqueles que possam estar aptos e predispostos a dispender algum do seu pouco e precioso tempo para prestar apoio e colaborar no que possa ser preciso. Mas no global, queremos ter connosco todos os que se revêem nos princípios e finalidades que estão na génese da sua constituição. Então, se estamos de acordo, se partilhamos esta preocupação, faz sentido desejarmos ser os representantes de TODOS os alunos do agrupamento. Para isso, precisamos de si! Associe-se!

 

Por uma associação de voz firme, audível, entoada em uníssono: junte-se a nós!

Aos nossos utilizadores

Estamos empenhados em garantir uma presença firme e útil da nossa Associação junto de todas as escolas do agrupamento. Neste contexto, é de suma importância que consigamos obter um acentuado volume de feedback àquilo que é ou que poderá vir a ser a ação da APAVEB, pelo que desafiamos todos os pais, educadores, professores, pessoal auxiliar e demais interessados em vincar a importância do papel da APAVEB na intervenção direta que esta pretende assumir junto da comunidade escolar, a remeterem através do site ou com recurso ao nosso e-mail todo o tipo de sugestões, comentários ou anotações que possam servir este princípio de representatividade que defendemos, e bem de todo o tipo de denúncia ou menção a factos e situações cuja resolução possa depender da intervenção de um organismo autónomo, independente, cujo principal propulsor reside na defesa dos interesses legítimos de TODOS em geral, mas dos nossos FILHOS E EDUCANDOS em particular. 

História da APAVEB

A APAVEB foi formalmente criada a partir da realização da Assembleia constituinte, na qual se aprovaram os respetivos estatutos que podem ser consultados  no link abaixo . A publicação dos referidos no sítio do Ministério da Justiça ocorreu em Novembro de 2011, tendo sindo efectuado o registo definitivo da Associação no decurso do mês de Dezembro.

Estatutos APAVEB-versão final.pdf (67,3 kB)

 

 

APAVEB: Funções

 

1. Contribuir, por todos os meios ao seu alcance, para que os pais e encarregados de educação possam cumprir integralmente a sua missão de educadores;

2. Contribuir para o desenvolvimento equilibrado da personalidade do aluno;

3. Propugnar por uma política de ensino que respeite e promova os valores fundamentais da pessoa humana;

4. Pugnar pelos justos e legítimos interesses dos alunos na sua posição relativa à escola e à educação e cultura;

5. Estabelecer o diálogo necessário para a recíproca compreensão e colaboração entre todos os membros da escola;

6. Fomentar actividades de carácter educativo, pedagógico, científico, formativo, desportivo, cultural e social no âmbito do movimento associativo de pais e encarregados de educação e da ligação entre a escola e a comunidade;

7. Promover e cooperar em iniciativas da escola, sobretudo na área escola e nas de carácter físico, recreativo e cultural;

8. Promover o estabelecimento de relações com outras associações similares ou suas estruturas representativas, visando a representação dos seus interesses junto do Ministério da Educação.

.